• (11)3926-3670
  • administracao@bronzecarneiro.com.br

Terceirizar para sobreviver

Terceirizar para sobreviver

Terceirizar para sobreviver

Terceirização de serviços.

Há alguns anos, o governo brasileiro optou pela estratégia de incentivo ao mercado interno para que a economia nacional não sofresse tanto com a crise de 2008. A partir disso, os créditos ficaram mais baratos, os reajustes salariais foram generosos e a nova classe C incendiou o mercado, pois teve acesso a diversos produtos e serviços até então disponíveis a determinada parcela da população.

O PIB cresceu, a vida melhorou, os salários aumentaram assim como a compra de bens de consumo, enquanto o governo mascarava a perda de controle da inflação, a baixa produtividade do trabalhador brasileiro e o alto grau de endividamento do próprio governo e das famílias. Este conjunto de fatores iria cobrar seu preço em algum momento, e mesmo os mais renomados economistas não têm condições de dizer se este momento já chegou ou se a situação atual é apenas a ponta do iceberg.  De qualquer maneira, estamos em retração econômica. O consumo diminui ao mesmo tempo em que o governo aumenta a taxa de juros e notícias de demissões, redução de horário de trabalho e benefícios sociais bombardeiam os jornais.

Neste cenário, as empresas precisam reduzir os custos e aumentar a eficiência de suas operações. A alta carga tributária e os altos custos com funcionários são grandes entraves para que estas estratégias sejam implantadas.

Terceirizar serviços de limpeza, copa, portaria e administrativo podem ser uma ótima opção para os gestores. Há no mercado empresas que treinam e qualificam seus colaboradores e os colocam em seus clientes responsabilizando-se por toda a gestão do pessoal, permitindo que os gestores possam focar no seu ramo de atuação e ainda por cima contem com redução de custo fixo.

Apesar de uma parcela da população não ser a favor, a terceirização é um caminho natural para o aumento da competitividade das empresas e da indústria nacional. A legislação trabalhista sufoca as empresas e atrapalha a dinâmica do mercado.

Os órgãos públicos já utilizam essa estratégia em algumas atividades e sem dúvidas que a terceirização é infinitamente mais barata do que se tivessem contratado o pessoal.

A terceirização dos serviços é a solução de todos os problemas da competitividade das empresas e indústrias do Brasil? Acreditamos que não, mas é uma boa ferramenta para melhoria.

bcadmin

Deixe sua mensagem